AS MUDANÇAS E SEUS CAMINHOS!

AS MUDANÇAS E SEUS CAMINHOS!

Algumas pessoas acreditam que o mundo não muda as pessoas. Eu tenho um outro entendimento que as pessoas mudam por uma fator determinante que acontece no mundo. Outras mudanças são geradas por eventos localizados, um exemplo prático foi o trágico acidente de BRUMADINHO/MG que fez com que as pessoas mudassem não apenas de lugar mas de modelo de vida. Foi um evento localizado, em uma região geográfica, mais precisamente no Estado de Minas Gerais, porém isso não teve influências práticas na vida das pessoas que moram em Currais Novos no Rio Grande do Norte, ou as que moram no Oiapoque no Amapá, ou Alegrete no Rio Grande do Sul.

Toda mudança de impacto, seja positiva ou negativa, vai depender de um evento.

O mais importante é que toda mudança deve ser gerenciada, planejada, orientada e estratégica. Não devemos mudar simplesmente pela intuição, mesmo que ela seja determinante nos processos de reinvenção. Quando a mudança é tecnológica somos obrigados a nos reinventar, desaprender para reaprender e caminhar na direção certa.

Joseph Campbell, no seu livro A JORNADA DO HERÓI, pontua que a mudança pode ser fruto de um CHAMADO que é quando identificamos uma necessidade de mudar por meio do nosso estado interior. Isso ocorre por estarmos vivendo um momento de crise e precisamos descobrir novos caminhos para sair dessa crise; essa é uma mudança de ordem interior, fruto de um evento intangível exercido pelo nosso poder mental.

Para o exercício de uma mudança estruturada é necessário entender por onde começar sendo fundamental identificar o seu estado atual, quais as dores e as feridas que você quer se libertar. Todos nós temos feridas abertas, seja no campo profissional, emocional, espiritual ou existencial, esse momento pode ser denominado de CRISE.

A busca por uma saída, quais caminhos percorrer, quais ferramentas e recursos utilizar, quem vai nos ajudar, como nos libertar das crenças que estão nos impedindo de avançar e aonde queremos chegar, essa chegada vai produzir os resultados que desejamos e buscamos, esse ponto é denominado TRANSIÇÃO.

Identificando o estado atual, entendendo a necessidade do processo a ser executado com maestria para chegar ao estado desejado, é necessário seguir confiante, fugir das dúvidas que atormentam nossa mente, manter o foco no objetivo, aumentar seu engajamento e construir o seu momento mentalmente, antes mesmo da chegada que será a TRANSFORMAÇÃO.

Para um bom gerenciamento de mudanças, no momento mais difícil que o País atravessa, seja otimista, pratique a gratidão e cultive pensamentos positivos, não julgue, seja sábio no agir. Você é capaz, você pode mudar o que é preciso e conquistar o seu melhor momento, mesmo quando o mundo tem medo de tudo.

(foto: freepik)

 

Deixe um comentário