A sabedoria popular vem dos ensinamentos da alma, muitos deles usados de forma inconsciente, como o não saber que sabia o que sabe, desconhecer a coragem que não sabia que tinha, enfrentar os desafios que não acreditava que seria capaz, enfim, tudo isso pode nos tornar fortes e destemidos para conquistar aquilo que desejamos.
Vitimar-se diante de um fracasso pode ser a pior estratégia de alguém que nasceu para ser vencedor, é preciso entender que a vida não é um piquenique e que devemos estar sempre atentos para as oportunidades que são colocadas em nosso caminho, se ficamos lamentando por aquilo que não deu certo só potencializaremos nossas incertezas.
Se buscarmos na história vamos nos certificar de que todos os vencedores já viveram fracassos e alguns deles vários, mas nunca se vitimizaram ou trataram como derrotas, pelo contrário, usaram como oportunidades de descobrir novos caminhos para fazer acontecer e gerar os resultados que sonhavam. Uma estratégia que não dá certo constitui-se em uma escola para vida toda.
Quando acertamos somos aplaudidos, quando erramos somos criticados, se fizermos uma análise do aprendizado que fica dos erros veremos que são bem maiores que dos acertos, pois é neles que refletimos, reinventamos e criamos estratégias para acertarmos das próximas vezes.
O mais importante de tudo isso é não desistir de sonhar e agir de forma planejada. Muitos são os que sonham e não implementam, ignoram o planejamento, não reconhecem o valor das estratégias, acreditam que sabem tudo e, alguns, ainda querem que tudo caia no seu colo como se fosse algo sobrenatural.
Não me orgulho dos meus erros, mas sou grato pelos aprendizados que geraram, sou grato a Deus por ter me oportunizado continuar aprendendo algo novo a cada dia, poder construir novas expectativas e fazer da vida a maior fonte de conquistas que desejamos e queremos.
A vida é uma escada irregular com degraus de vários tamanhos que exigem esforços para subir e também para descer, ela não é linear, por isso é necessário aprender em cada degrau e em cada momento do caminho.
Convido você para subir a escada da vida, em momentos mais rápidos, outros momentos mais lentos, vencendo o frio ou o calor, chuva e o sol, valorizando a gratidão e ignorando a ingratidão, colocando a fé como um dos pilares de fortalecimentos das nossas metas e a força como alavanca dos nossos objetivos.