SEMPRE É TEMPO PARA EMPREENDER

SEMPRE É TEMPO PARA EMPREENDER

As fases da vida são bem definidas e nos ajuda na construção da nossa história, a nossa infância define nosso modelo mental, nossa educação, nossas crenças, nossos medos e muitos comportamentos que servirão como alavanca ou ancora por toda nossa existência. Aprendemos a enxergar nossos pais como as pessoas mais admiráveis do planeta e tudo que eles nos dizem passam a ser a verdade de todas as verdades.

Vem a fase da adolescência junto vem a rebeldia, o exercício do contraditório, nem tudo que escutamos parece ser a verdade, nossos amigos mudam, questionamos nossos pais, nos sentimos os donos da verdade e passamos a olhar para o mundo de forma diferente, às vezes debatemos sobre temas que nem conhecemos, mas admitir que desconhecemos seria ridículo.

Vem a fase adulta, a inserção no mercado de trabalho, passamos a entender que ainda sabemos muito pouco, porém precisamos ter mais humildade se queremos chegar onde desejamos, precisamos voltar aos conselhos dos nossos pais, descobrimos que nossa adolescência foi uma fase que nos trouxe experiências negativas, mesmo assim temos dificuldades de ter a humildade de admitir.

Seguindo dentro dos padrões ainda estipulados pela sociedade, logo vem o casamento, os filhos, o compartilhamento do mesmo espaço como uma pessoa que tem hábitos, costumes, valores, crenças e educação totalmente diferente da nossa, os filhos logo vão chegar à adolescência e vão retribuir aquilo que fizemos com nossos pais, por mais que tentemos mudar o curso do rio, dificilmente vamos conseguir atingir o nível de entendimento que não tivemos.

O mercado de trabalho nos absorve uma grande parte do nosso tempo, em algumas situações, deixamos nossas crianças serem cuidadas por uma outra pessoa, vão aprender muitas coisas com quem teve uma vida totalmente diferente da que queremos para nossos filhos e, assim, vamos envelhecendo e cada dia que passa nossa preocupação torna-se maior e nossos resultados são aquém do que desejamos.

Quando os filhos casam constituem famílias e começamos a voltar ao ponto que tudo começou, vem um determinado momento em que o mercado de trabalho passa nos enxergar como alguém ultrapassado ou até mesmo velho para ser inserido em um novo emprego. Quando procuramos um trabalho vamos disputar com jovens de 25 anos que aparentemente tem mais vida útil, e assim seremos colocados para o escanteio.

É momento se reinventar, rever nossos conceitos e entender que ser empreendedor é a forma mais eficiente para nos manter no mercado de trabalho. O conceito de ser jovem é muito relativo, quando eu tinha 20 anos achava uma pessoa de 40 velha, quando eu tinha 40 achava uma pessoa de 60 anos jovem, hoje tenho 60 e acho uma pessoa de 80 jovem. Nossos modelos mentais vão se adaptando à realidade em que vivemos, o mercado de empreendedores não trabalha com a jovialidade, mas com o conhecimento, a experiência e assertividade de uma pessoa acima de 50 anos que com certeza cometerá bem menos erros, pois já errou o suficiente para aprender.

Vejo nos profissionais seniores uma fonte inesgotável de conhecimento, experiência e sabedoria que o jovem de 25 só conseguirá quando chegar lá, portanto, não desperdice seu tempo acreditando que já fez o suficiente, invista no mundo empreendedor e amplie suas estratégias para chegar onde você sempre sonhou.

Acredite que você é capaz e o número de janeiros que você acumulou significa aprendizado e experiência que ninguém pode te roubar.

(Foto: katemangostar – freepik.com)

Deixe um comentário