SOLIDÃO E ISOLAMENTO

SOLIDÃO E ISOLAMENTO

A falta de entendimento sobre o que é exatamente um sentimento de estar sozinho, estar isolado ou sentir solidão depende muito de como funciona nosso modelo mental, vivemos divididos entre momentos, uns que são prazerosos outros que nos deixam marcas positivas ou negativas e outros que nos remetem às mais profundas reflexões sobre o que vale a pena.

Um momento de solidão pode ser uma grande oportunidade para o crescimento pessoal, aprender novas atividades, pois são momentos em que nossa mente pode fervilhar, nossa criatividade pode aflorar de tal forma que cada palavra representa uma melodia. Sabe-se que em momentos assim muitos compositores escreveram suas melhores canções e muitos escritores e poetas escreveram seus melhores livros.

A solidão pode ser um verdadeiro estado de busca para encontrar nossa melhor companhia, encontrar o nosso eu interior, como disse o professor transformacionista Richard Moss a distância entre eu e eu é a mesma distância entre eu e o outro. Quando buscamos desenvolver o nosso autoconhecimento isso torna-se uma busca incansável e muitas vezes exaustiva, mas atingível.

Carl Gustav Jung certa vez escreveu que é mais fácil começar do zero e levar o homem à Lua do que começar do zero e levar o homem ao seu interior. Denota-se que estava se referindo ao autoconhecimento e a capacidade de promover esse verdadeiro encontro magnífico com o melhor de cada um, algo que poucos tentam fazer.

Todos nós somos capazes de mudar o mundo a nossa volta, para isso, basta se autoconhecer, desenvolver estratégias para sair do estado atual e chegar ao estado desejado. Quando me refiro ao mundo estou fracionando-o, pois cada ser é responsável pela sua unidade, e cada unidade tem o tamanho dos seus sonhos e seus pensamentos, pode chegar a uma grande fração principalmente se você pensar grande e agir grande.

Atualmente, a nossa preocupação deve ser com o isolamento, ele tem características totalmente diferentes da solidão, o isolamento geralmente é imposto por fatores externos, ele pode nos trazer momentos de insegurança e falta de perspectivas, medo, pavor e pânico. São muitas as pessoas que não conseguem entender o isolamento como algo que possa nos beneficiar, e enxergam somente o lado que nos tira a liberdade e nos leva a um estado de falta de objetivos.

Hoje, vivemos a necessidade do distanciamento social, também entendido como isolamento, na realidade um mal necessário para evitar que a pandemia venha nos trazer maiores consequências, mesmo assim temos observado a dificuldade da grande maioria em se manter isolado e muitos se negam a usar máscaras e procedimentos de higiene exigidos para conter a pandemia.

Mesmo diante dessa realidade com muitas vidas se perdendo, desrespeito aos cuidados necessários, diante da falta de perspectiva para muitos, vamos nos esforçar para usar esse momento de solidão imposta em nosso benefício. Use sua criatividade para ocupar o tempo livre e construir algo que possa ser benéfico a você e a sua comunidade, busque urgentemente sair da CRISE, entendendo que as mudanças estão acontecendo mesmo que você não perceba, logo você vai sentir e pode ser tarde para chegar aonde você deseja.

Para sair da CRISE entramos num processo que é denominado de TRANSIÇÃO que e é uma fase de aperfeiçoamento de novas habilidades, desenvolvimentos de novas estratégias e de reinvenção. Portanto, não se entregue ao seu estado atual, busque novos aprendizados e descubra como fazer um verdadeiro gerenciamento de mudanças.

Durante a CRISE, se você aprender a lidar com a TRANSIÇÃO vai caminhar em direção ao seu objetivo, suas metas e chagará ao ponto principal que é a TRANSFORMAÇÃO, que é o que todos nós buscamos agora nesse momento de incertezas. Só você pode fazer isso por você mesmo, e nós temos ferramentas fantásticas para te auxiliar, um curso online com material didático que vai te ajudar a chegar aonde você deseja: Gerenciamento de Mudanças.

(foto: freepik)

Deixe um comentário