O embrião do sucesso é gerado no nosso encéfalo por meio dos nossos pensamentos positivos que nos leva a desenvolver a capacidade de sonhar. O sonho é, sem dúvida alguma, um poderoso estímulo ao nosso metabolismo, libera endorfina, serotonina e dopamina, principalmente quando acreditamos na nossa capacidade de realização.
Sem sonhos a vida torna-se uma nave perdida no universo das informações e, consequentemente, com grandes possibilidades de chegar a lugar nenhum.
Quando menino, no sertão, não tinha geladeira em casa e nem televisão, mas tinha uma alma próspera de sonhos, mantinha na minha mente o melhor desenho animado e tinha certeza das realizações. Foi sonhando, acreditando e sem ter medo de errar que decidi empreender nas minhas ideias e nos meus projetos mentais; foi sem dinheiro e sem instrução que me aventurei num mundo desconhecido na busca de realizar esses sonhos de menino em escrever minha própria história, mesmo quando muitos não acreditavam. Quando alguém diz que não é o mesmo que acionar uma alavanca para que eu insista naquela ideia, pois prefiro errar com os meus sonhos que acertar dentro da zona de conforto. E afirmo, esteja certo que o sentimento de realização é fruto de muita transpiração, dedicação e conhecimento.
Estou há mais de vinte anos trabalhando na área de gestão e treinamentos, fruto de um sonho de ajudar pessoas a encontrarem novos caminhos e desenvolver novas habilidades para superarem seus limites; muitos ficaram pelo meio do caminho, mas muitos prosperaram e conquistaram o lugar sonhado e quando vejo essas pessoas me sinto realizado e agradeço, pois só entreguei as ferramentas e elas souberam usar.
Um dos meus sonhos de inovar nesse processo é usar as habilidades da cultura popular como valor agregado ao meu trabalho. Há algum tempo essa ideia vem sendo maturada e, agora, é hora de trazer esses valores para contribuir e agregar aos processos de gestão. Foi exatamente nesse momento de pandemia que consegui enxergar como tornar isso realidade e converter esse SONHO em META.
Os valores históricos e culturais estão inseridos na vida das pessoas e, muitas vezes, passam inadvertidamente por falta de atenção ou até mesmo por discriminação. Uma das minhas metas é inserir a literatura de cordel (Patrimônio Cultural do Brasil) nos meus treinamentos e mentorias, trazendo a figura do cangaço como um dos elementos interessantes da LIDERANÇA e mostrando o sertão, sem muitos recursos, como um dos desafios para quem quer chegar ao seu estado desejado.
A proposta foi muito bem estudada, e, dessa forma, quero mostrar que sem lidar com os espinhos não colhemos flores, que é por meio dos desafios que conseguimos mensurar o tamanho das nossas conquistas.
O meu OBJETIVO é ampliar a visão e trazer para o contexto atual as personalidades que estão adormecidas no universo histórico, a exemplo de José do Patrocínio, Barão de Mauá, Dragão do Mar e muitos outros que tiveram um papel de fundamental importância no nosso desenvolvimento industrial, intelectual e cultural do Brasil.
Seja firme, seja forte, seja um guerreiro que luta pelos seus ideais.
Não fique à mercê da própria sorte, esperando o tempo passar.
Não importa onde você está, se é no Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste ou no Norte.
O importante é vencer, acreditar e querer realizar os seus sonhos independente do aporte.
Para essa nova etapa, agregando valor ao nosso trabalho, convidamos o artista plástico Alexandre de Melo para ilustrar essa cultura que é nossa raiz.